NotíciasNa mídia

Se o Marco Legal dos Games for aprovado, o mercado de fantasy sport pode movimentar até US$ 2,3 bilhões por ano, cerca de R$ 11 bilhões na cotação atual. Essa é a estimativa feita pela Associação Brasileira de Fantasy Sport, a ABFS.
O projeto de lei 2.796 foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos na última semana e agora vai para o Senado para apreciação dos senadores. Se não tiver emendas, segue para sanção presidencial e se torna lei.
A movimentação desse valor elevado para o mercado de fantasy sport ou esporte de fantasia seria impulsionado pela regulamentação do setor, o que incentivaria o desenvolvimento e amadurecimento do mercado, com a criação de empregos diretos e indiretos e também mais investimentos na área.
Histórico de sucesso
De acordo com pesquisa feita pela Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos, a Abragames, houve um aumento expressivo no número de estúdios de desenvolvimento de jogos entre 2004 e 2022.
No início do período pesquisado, havia 190 estúdios no país. Em 2022, esse total já havia saltado para 1.009, um crescimento de 572%.
Com o avanço do Marco Legal dos Games, esse crescimento poderia ser acelerado com a criação de novas vagas, cursos de especialização na área e maior transparência para esse mercado que já faz parte do dia a dia do brasileiro.
Existe a chance do PL ser votado no Senado na próxima semana. Caso não avance, pode ficar apenas para o retorno do recesso dos parlamentares, que acontece em julho.
Leia também

Educação e esporte caminham juntos!
No Dia Mundial da Educação, a ABFS destaca a importância da união entre educação e esporte, ressaltando como os esportes eletrônicos vão além do simples entretenimento.
Leia mais

Como os Jogos Eletrônicos Estão Transformando a Educação
No Dia Internacional da Educação, é essencial explorar inovações que moldam o aprendizado e engajam as novas gerações. Entre essas inovações, destacam-se os eSports, ou esportes eletrônicos, que têm mostrado impacto crescente no setor educacional, unindo tecnologia e ensino de maneira estratégica.